quinta-feira, 11 de abril de 2013

Missa de Irmã Dulce será em prol da doação de campo de futebol


Neste 13 de abril (sábado) será realizada a missa em memória de Irmã Dulce, às9h, no Santuário da Bem-aventurada Dulce dos Pobres (Largo de Roma). Além de lembrar a trajetória de amor, caridade e perseverança do Anjo Bom da Bahia, a celebração será também em prol da doação, às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), do campo de futebol do Sesi – terreno almejado pela instituição para abrigar uma moderna Unidade de Radioterapia e Quimioterapia. Presidida por padre Alberto Montealegre, reitor do Santuário, a missa vai reunir funcionários da OSID, voluntários, moradores, pacientes e familiares, além de fiéis e admiradores da freira em um momento festivo, para celebrar a esperança de uma nova conquista em benefício dos pobres e doentes de Irmã Dulce.

A missa, que terá a participação da presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, e do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, traz também uma mensagem de agradecimento ao anúncio feito esta semana pelo governador do estado. Na última segunda-feira (8 de abril), durante solenidade em comemoração aos 25 anos do GACC - Grupo de Apoio à Criança com Câncer e também Dia Mundial de Combate ao Câncer, o governador Jaques Wagner anunciou que o tão desejado terreno para construção da unidade de Oncologia está prestes a ser doado à instituição: "Maria Rita (superintendente da OSID) está aqui presente, lutando pela ampliação das Obras de Irmã Dulce, para fazer a área de Oncologia. Eu já disse a ela que não derrame mais lágrimas, porque a minha decisão já está tomada: nós vamos entregar aquele terreno do campo de futebol que pertence ao Sesi. O Estado está disposto a remunerar para fazer a desapropriação, para que tenhamos mais uma área de atendimento oncológico", declarou o governador.

Com início das obras programado para setembro deste ano e inauguração para junho de 2014, o projeto da OSID prevê uma Unidade de Radioterapia e Quimioterapia de 1.600 m2 de área construída, que irá abrigar 10 consultórios, 18 leitos e modernos aparelhos para o tratamento do câncer. A instituição filantrópica já dispõe dos equipamentos para implantação do serviço – resultado de convênio firmado com o Ministério da Saúde. O governo do estado, por sua vez, também assumiu a construção do centro. Faltava apenas o local para instalação da unidade.
 Histórico
Há mais de dez anos as Obras Sociais Irmã Dulce sonham com a doação do campo de futebol do Sesi para ampliação do atendimento à população, permitindo dessa forma oferecer a milhares de homens e mulheres um acesso mais digno e humanizado ao tratamento do câncer – chaga esta que já representa a segunda causa de morte no Brasil. No dia 13 de novembro de 2012, médicos, profissionais, voluntários, moradores, alunos e pacientes da OSID marcharam do Santuário da Bem-aventurada em direção ao terreno, que foi ocupado de forma pacífica. Na ocasião da ocupação, foram plantadas medalhinhas de Irmã Dulce e deixadas uma imagem do ‘Anjo Bom’ no centro do campo de futebol. Já no dia 04 de janeiro desse ano, em solenidade no gabinete da Governadoria, o governador Jaques Wagner assinou um decreto que declarou o campo como área de interesse público, iniciando o processo de desapropriação do terreno tendo em vista sua doação à OSID.

0 comentários:

Postar um comentário