segunda-feira, 21 de outubro de 2013

PT de Pernambuco decide pela entrega dos cargos no Estado ao PSB


Depois de muita discussão e polêmica, desde a manhã deste domingo, o PT de Pernambuco, em decisão unânime, aprovada em reunião de seu diretório estadual, acaba de anunciar em um hotel de Boa Viagem que vai entregar todos os cargos que mantém na gestão socialista, em uma resposta aos movimentos do presidenciável Eduardo Campos (PSB). 

No mais recente programa partidário do PSB na TV, depois de formalizar uma aliança com a ex-senadora do Acre Marina Silva, da Rede, o governador Eduardo Campos criticou a polarizaão PT e PSDB e disse que o PT já tinha dado o que tinha que dar.

A decisão deste domingo abrange o governo do Estado, a Prefeitura da Cidade do Recife e até a Prefeitura de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

Atualmente, são 25 cargos nas gestões socialista, sendo um titular da pasta de Cultura no governo estadual, e um no comando da Habitação, na Prefeitura do Recife.
O diretório estadual é formado por 57 membros.

Já no domingo retrasado, o grupo ligado a Humberto Costa e João Paulo já havia anunciado que entregaria os cargos.

No entanto, além da divisão em dois blocos – pró-Humberto Costa (senador) e pró-João da Costa (ex-prefeito), o PT local trata o desembarque com muita cautela. As decisões podem ter reflexo na corrida ao Palácio da Alvorada em 2014. Lula mandou os petistas se afastarem de Eduardo, mas pediu que não o bombardeassem, pois em um eventual segundo turno podem precisar dos votos dos socialistas.

O presidente do PT, o deputado federal Pedro Eugênio, disse que nesta segunda-feira o comando do partido vai tentar agendar uma audiência com o governador Eduardo Campos para comunicar o afastamento.

Mais cedo, antes do meio dia, o grupo do ex-prefeito do Recife João da Costa e da deputada estadual Tereza Leitão abandonou a reunião do diretório, depois que o grupo majoritário, ligado ao senador Humbeto Costa, recusou-se a analisar a proposta de criação de uma comissão para discutir a entrega de cargos e a reformulação do partido, de uma forma mais ampla. No momento em que o grupo dissidente retirou-se da reunião em protesto, foi criada uma pequena confusão e houve até bate boca entre alguns militantes.

O grupo de Humberto Costa alegou que não haveria mais tempo para esse debate e não aceitou a proposta.
Na semana passada, Humberto Costa já havia feito um convite à militância e aos “verdadeiros petistas” a se unir para construir o palanque de Dilma, pois o seu bloco quer coloca Eduardo Campos na oposição ao PT.

Do outro lado, o grupo do ex-prefeito João da Costa resiste sob o discurso de que é preciso debater o PT com profundidade, esticando mais um pouco a relação com o PSB.

A reunião do diretório do PT Pernambuco ocorreu no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem.

No mesmo local, na última sexta-feira (18), uma comitiva foi ao encontro da direção nacional do PT, presidida por Rui Falcão, para discutir o “caso” de Pernambuco, de longe o mais especial entre os Estados. A reeleição da presidente Dilma Rousseff foi colocada como prioridade, sinal para que as rusgas sejam deixadas de lado.
Informações do NE10

0 comentários:

Postar um comentário