sábado, 26 de outubro de 2013

É hoje tudo pronto para o Enem. Veja dicas


Dicas para os 337.715 estudantes que farão a prova, amanhã e domingo, em 43 municípios pernambucanos. Provas serão feitas amanhã e domingo. Em Pernambuco são 337.715 candidatos que farão seleção

Os feras vão fazer as provas no sábado e domingo / Foto: Divulgação

Os feras vão fazer as provas no sábado e domingo














Amanhã e domingo o compromisso de 7,1 milhões de pessoas no Brasil não é com praia, cinema ou outro lazer. Elas vão participar da 15ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado em 1.661 municípios, dos quais 43 estão em Pernambuco. 


Haverá avaliação também no arquipélago de Fernando de Noronha. No Estado estão cadastrados no exame 337.715 estudantes, distribuídos em 654 prédios. O Jornal do Commercio reuniu hoje informações importantes para os candidatos enfrentarem as provas sem contratempos.

Sessenta e três linhas de ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife terão reforço no fim de semana para facilitar o deslocamento dos candidatos. Outras cinco linhas que não trafegam aos sábados e domingos estarão, excepcionalmente, nas ruas. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) colocará pelo menos 20 agentes de trânsito nas avenidas e cruzamentos com maior circulação de veículos. O órgão deve divulgar hoje esquema especial para o Enem, sobretudo no domingo, quando o Recife tem ciclofaixas.

Ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e ciências da natureza (química, física e biologia), com quatro horas e meia de duração (das 12h às 16h30), são os testes de amanhã. Domingo tem redação e provas de matemática e linguagens (português, literatura, língua estrangeira, artes e educação física), das 12h às 17h30. Cada avaliação consta de 45 quesitos de múltipla escolha (cinco alternativas, onde somente uma deve ser assinalada).

A saída dos prédios é liberada, nos dois dias, a partir das 14h. Quem quiser levar o caderno de questões deve esperar até meia hora antes do término do exame. Não é permitido copiar os gabaritos. As respostas oficiais dos quesitos das provas objetivas serão divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pelo Enem, até quarta-feira da próxima semana (dia 30), no site www.inep.gov.br.

A recomendação é que hoje o candidato separe o que vai precisar levar para os locais de provas: caneta esferográfica preta fabricada com material transparente, cartão de inscrição e carteira de identidade. Sem documento o estudante não faz o exame. O mais prático é levar o RG ou a carteira de habilitação. Não são aceitos certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral e carteira de estudante. Não pode cópia do RG, mesmo que autenticada, nem documento ilegível ou danificado.

Os fiscais vão distribuir embalagem porta-objetos para os candidatos. O edital do Enem não diz que é proibido levar celular. O que não pode é portá-lo durante a prova. A recomendação é guardar o telefone ou qualquer outro aparelho eletrônico desligado na embalagem, que deve ser lacrada, identificada pelo participante e mantida embaixo da carteira até a conclusão da avaliação.

Para tirar dúvidas dos estudantes, o serviço Fala, Brasil, do Ministério da Educação, estará com horário ampliado de atendimento. Hoje será das 7h às 23h (hora de Pernambuco). No fim de semana é possível falar das 7h às 19h, pelo telefone 0800-616161 (ligação gratuita).

REDAÇÃO-A prova de redação, domingo, é uma das mais importantes para os feras que vão fazer o vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pois vale pontos preciosos na segunda fase do concurso. Já aqueles que concorrerão apenas na Universidade de Pernambuco (UPE) não têm muito com que se preocupar, uma vez que a instituição não usa a redação do Enem. O texto deve ter entre 8 e 30 linhas e apresentar uma solução para o problema apresentado.



Informações do Jornal do Commercio



0 comentários:

Postar um comentário