domingo, 13 de outubro de 2013

Novo terminal de passageiros do Porto do Recife recebe os primeiros turistas

Navio Costa NeoRomantica, vindo da Itália, chegou à capital pernambucana na manhã deste domingo



Do JC Online

 / Foto: Diego Nigro/ JC Imagem

Foto: Diego Nigro/ JC Imagem

O novo terminal de passageiros do Porto do Recife recebeu os primeiros turistas na manhã deste domingo (13), dando início à temporada cruzeiros. O primeiro navio, o Costa NeoRomantica, vindo da Itália, atracou pela manhã. A bordo vieram 646 tripulantes e 1.149 passageiros, nem todos desembarcaram.
Os que resolveram dar uma volta pelo Recife foram recebidos com orquestra de frevo e representação de outros símbolos da cultura pernambucana. Monitores bilíngue de turismo também estavam presentes no local para auxiliar os visitantes.
Eles foram orientados a conhecer os principais pontos turísticos do centro histórico da cidade, como o Teatro Santa Isabel, o Marco Zero e o Mercado de São José.
O Recife é a segunda parada no Brasil do navio. Antes da capital pernambucana, a embarcação esteve com os turistas no Porto de Belém, no Pará. O Costa NeoRomantica parte ainda este domingo.
Apesar de inciadas as operações, o evento ainda não marcou a inauguração oficial do novo terminal. Uma cerimônia com a presença do governador Eduardo Campos e outras autoridades ainda será marcada. Há possibilidade de a presidente Dilma Rousseff também marcar presença.
A temporada de cruzeiros se estenderá até abril de 2014. Até lá 60 navios devem chegar à capital, transportando um total de 100 mil turistas. 
OPERAÇÃO - Em virtude da nova Lei dos Portos, a lei 12.815/2013, que concentra todas as licitações na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Ataq), um operador portuário pré-qualificado não foi licitado em tempo hábil para administrar o Terminal na temporada de navios 2013/2014.
Mas o atraso da licitação, por parte da ANTAQ, não deixará o Estado sem utilizar o equipamento, um plano emergencial executado, através de uma parceria entre Porto do Recife, Empetur e a Secretaria de Turismo e Lazer da PCR cuidará de toda a operação, receptivo e infra-estrutura do Terminal.


GALERIA DE IMAGENS

Novo terminal de passageiros do Porto do Recife recebe os primeiros turistas
Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Diego%20Nigro/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Diego%20Nigro/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Diego%20Nigro/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Diego%20Nigro/JC%20Imagem
Próximas

O PORTO - A obra iniciada em 2011 foi finalizada por completo no último mês de julho, ao custo de R$ 28 milhões, sendo cerca de R$ 22 milhões do governo federal e o restante proveniente dos cofres do Estado.
O novo equipamento foi construído no limite entre a área operacional do porto e a não operacional. Conta com uma área total de 7,9 mil m² de área construída.
Possui salas de embarque e desembarque, espaço para órgãos reguladores e de fiscalização, balcões de agências de viagem, casas de câmbio, cafés, lojas e escritório de atendimento ao turista.
A previsão é que o empreendimento gere no período máximo de três anos pelo menos 199 empregos diretos e outros 995 indiretos.

0 comentários:

Postar um comentário