sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Inscrições para o vestibular 2014 da UFPE começam nesta sexta


Este ano serão oferecidas mais vagas para o curso de Medicina, que passa a ser oferecido em Caruaru

omeçam nesta sexta-feira (18) as inscrições para o Vestibular 2014 da UFPE, que devem ser realizadas no site da Covest. Serão ofertadas 6.607 vagas, distribuídas em 97 cursos no Campus Recife e nos Centros Acadêmicos de Vitória (CAV) e do Agreste (CAA), em Caruaru. São 4.897 vagas para livre concorrência e 1.710 (25,88%) destinadas ao sistema de cotas.
O quadro de vagas pode ser consultado no edital da seleção. Pela primeira vez, o curso de Medicina será ofertado em Caruaru, com total de 80 vagas, sendo 60 para livre concorrência e 20 para o Sistema de Cotas. O prazo de inscrições seguirá até o dia 3 de novembro.
No Vestibular 2013, os cursos mais concorridos foram, respectivamente, da primeira à quinta posição: Medicina – Recife (35,3 candidatos/vaga), Engenharia Civil – Caruaru (19,3 candidatos/vaga), Direito (16,8 candidatos/vaga), Fisioterapia (15,1 candidatos/vaga) e Publicidade e Propaganda (14,3 candidatos/vaga).

As provas da segunda etapa serão aplicadas nos dias 8 e 9 de dezembro. A primeira etapa equivale à nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, que será aplicado nos dias 26 e 27 deste mês. A taxa de inscrição no Vestibular custa R$ 110 para os candidatos a quaisquer cursos, exceto para os cursos de Música, com valor de R$ 120 devido aos testes de habilidades específicas.
O pagamento da taxa deverá ser feito até o dia 4 de novembro, mediante quitação da Guia de Recolhimento da União (GRU), nas agências do Banco do Brasil. A relação nominal dos beneficiados com a isenção da taxa será divulgada no dia 27 deste mês, no site da Covest.

Antes da realização das provas da segunda etapa, os candidatos deverão imprimir, no período de 4 a 7 de dezembro, o Comunicado de Confirmação de Inscrição (CCI), no site da Covest. No documento consta o local de realização das provas. Na segunda etapa do Vestibular 2014, os candidatos serão submetidos a duas provas por dia de disciplinas específicas, de acordo com o curso escolhido.

A duração de cada dia de provas será de quatro horas. A redação da prova de Português 1 será aquela realizada no Enem 2013. A nota será a informada pelo Ministério da Educação (MEC), convertida para uma escala de zero a oito pontos.

Apenas os candidatos ao curso de Química (Grupo IX) serão submetidos à terceira etapa. Os candidatos aos cursos de Música (Grupo VI) farão as provas da primeira e da segunda etapas destinadas a todos os candidatos, além de provas/testes de habilidades. O resultado do Vestibular da UFPE será divulgado até o dia 24 de janeiro de 2014. Confira aqui o Manual do Candidato, que oferece todas as informações do certame, inclusive o programa das provas.

SISU – Além do Vestibular, outras 55 vagas para dois cursos de graduação serão oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do MEC. Juntos, os dois processos seletivos somam 6.662 vagas. As oportunidades destinadas ao Sisu/MEC são para os cursos de Oceanografia (Recife) – 25 vagas e Estatística (Recife) – 30 vagas, para as quais também será aplicado o percentual mínimo de 25% de reserva para o sistema de cotas.

COTAS – Poderão optar pelo sistema de cotas, instituído pela Lei n. 12.711, os estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Do total de vagas reservadas para esses candidatos, 50% são para aqueles que comprovarem renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita e os demais 50% para os que tenham renda familiar bruta superior a 1,5 salário-mínimo per capita.

FONTE Do FolhaPE

0 comentários:

Postar um comentário