quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Grupo com seis profissionais retorna após um ano de treinamento na França




Após um ano de treinamento, retornaram ao Brasil os seis profissionais que foram enviados para França, visando adquirir conhecimento técnico e experiência voltada para produção de hemoderivados em solo nacional. A ida do grupo, que embarcou no final de setembro de 2012 e retornou ao Recife na última semana, é mais uma etapa prevista na transferência de tecnologia entre a estatal e o Laboratório Francês de Biotecnologia (LFB).

Em terras europeias, a equipe passou, desde o dia 1º de outubro de 2012, por uma série de cursos nas fábricas do LFB em Lille e Les Ulis, compreendendo as etapas de qualificação/validação e gestão de utilidades, envase e processos farmacêuticos, fundamentais para o funcionamento da fábrica da Hemobrás, em construção em Goiana (PE), que entra em operação em 2014. 

Nas unidades fabris francesas, o grupo da Hemobrás, composto por uma bióloga, uma farmacêutica e quatro engenheiros, foi dividida em duas turmas: uma de validação e a outra de gestão. A primeira equipe, de validação, verificou na prática, como funcionam a qualificação e a validação de utilidades industriais (a exemplo de água purificada, vapor puro e ar comprimido) e metrologia (calibração de equipamentos, termômetros, medidores de pressão e instrumentos); além do processo de fabricação de medicamentos e o envase dos produtos acabados. “A experiência foi muito válida, pois conseguimos ver na prática as ações realizadas dentro de uma fábrica já em funcionamento. A capacitação proporciona trazer a realidade vista lá para a nossa produção aqui”, afirma a farmacêutica Bruna Arruda.

Já a equipe de gestão teve a oportunidade de aprender a organizar e planejar projetos de processos relativos à produção de hemoderivados, projetos de engenharia voltados para a área de utilidades (fornecimento de água, energia elétrica, vapor) e projetos de envase farmacêutico. 


Para engenheiro mecânico, e chefe do Servido de Manutenção da Gerência de Engenharia, Wander Armbrust, o aprendizado foi bastante significativo. “Foi uma experiência que permitiu conhecer melhor a metodologia de gestão de projetos do LFB, e também as fases de montagens e comissionamento de instalações farmacêuticas, com profissionais que possuem uma técnica diferente da nossa”, salienta.

Até 2014, cerca de 40 treinamentos terão sido realizados nas unidades fabris do LFB, para aquisição do conhecimento técnico para fabricar em território nacional os medicamentos albumina, imunoglobulina, fatores de coagulação VIII e IX, complexo protrombínico e fator de von Willebrand.

Conheça a equipe:

-Berlinck Santos: engenheiro elétrico-eletrônico da Gerência de Engenharia e Automação
Capacitação na fábrica do LFB em Lille, na área de gestão de envase farmacêutico

- Bruna Arruda: farmacêutica, gerente de Garantia de Qualidade
Capacitação na fábrica do LFB em Lille, na área de qualificação de utilidades e metrologia

- Christiano Madruga: engenheiro de bioprocessos da Gerência de Incorporação Tecnológica e Processos
Capacitação na fábrica do LFB em Les Ulis, na área de gestão de projeto de processos.

- Juliana Cintra: bióloga da Gerência de Garantia da Qualidade
Capacitação na fábrica do LFB em Lille, na área de validação de envase, qualificação de equipamentos.

- Ronaldo Oliveira: engenheiro químico da Gerência de Engenharia e Automação
Capacitação na fábrica do LFB em Les Ulis , na área de validação de processos

- Wander Armbrust: engenheiro mecânico, chefe do Servido de Manutenção da Gerência de Engenharia 
Capacitação na fábrica do LFB em Lille, na área de gestão de processos de engenharia para utilidades 




fonte Hemobrás

0 comentários:

Postar um comentário