domingo, 13 de outubro de 2013

Estudantes de Enfermagem do Trabalho visitam obras de fábrica da Hemobrás

A fábrica da Hemobrás, em construção no município de Goiana-PE, recebeu na última quinta-feira (10/10), a visita de um grupo de alunos do curso de Técnicas de Enfermagem do Centro de Ensino Técnico de Goiana (Centeg). A iniciativa, que contou com o acompanhamento do professor do Centeg, Alexandre Maia, agregou um grupo de 19 estudantes que tiveram a oportunidade de ver de perto o andamento da obra, palestras sobre segurança do trabalho e técnicas de enfermagem e uma visita ao bloco B01, um dos mais importantes da unidade fabril.

Após a passeio de reconhecimento os alunos assistiram a palestras com a auxiliar de Segurança do Trabalho Daniela Araújo e a técnica em enfermagem Edvânia Muniz, abordando pontos práticos sobre prevenção de acidentes e como agir em casos de emergência, respectivamente. Depois a equipe se dirigiu ao bloco B01, acompanhados pelo Técnico em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia da Hemobrás, Aleksander Calonga, que mostrou como acontece a recepção, triagem e estocagem do plasma humano, matéria-prima dos medicamentos derivados do sangue que serão produzidos no País, além de uma visita à câmara fria a -35ºC, local de estocagem do plasma.

Para a aluna Brenda Ribeiro da Silva, 20 anos, é muito importante ver de perto a prática dos profissionais que trabalham na fábrica. “Aprendemos sobre exames periódicos, atendimento em caso de acidentes e como manusear equipamentos de forma segura”, disse a jovem. Já o estudante Edvaldo Florêncio de Lima Júnior, 30 anos, ressalta a especialização em enfermagem do trabalho. “Aqui aprendemos exemplos reais sobre riscos biológicos e químicos para os funcionários, além de dicas de prevenção ”, relata.

No total serão três visitas do Centeg, totalizando 57 alunos, divididos em três turmas de 19 integrantes. Os encontros tiveram início no último dia 03 de outubro, passando pela visita desta quinta-feira (10/10), e o último, que será realizado no dia 17 deste mês.

Estudantes Edvaldo Florêncio e Brenda Ribeiro durante a visita ao parque fabril

Grupo acompanhando a triagem do plasma que chega ao Bloco B01

Noticia da  Hemobrás

0 comentários:

Postar um comentário