quarta-feira, 29 de maio de 2013

Hemobrás apresenta estudo sobre desenvolvimento de Goiana, PE

Cidade vai abrigar a maior fábrica de Hemoderivados da América Latina.
Estudo será divulgado nesta terça-feira (27), em Goiana, PE.

Do G1 PE

Um estudo realizado pela Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em parceria com o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz-Pernambuco), será apresentado nesta terça-feira (28), em Goiana, na Zona da Mata Norte do estado. O levantamento visa analisar a realidade socioambiental do município e identificar problemas que precisam ser solucionados para garantir o desenvolvimento local.
A cidade vai abrigar a maior fábrica de hemoderivados da América Latina, que deve ficar pronta até o fim de 2014. A fábrica vai produzir seis medicamentos a partir do plasma, matéria-prima da Hemobrás e um dos três componentes do sangue humano. “É a parte líquida do sangue, um material extremamente perene que precisa ser tratado com delicadeza desde a coleta nos hemocentros”, explica o presidente da Hemobrás, Rômulo Maciel Filho.
Os produtos serão distribuídos exclusivamente para a rede pública, através do Sistema Único de Saúde. De acordo Rômulo, os medicamentos vão ajudar a manter o padrão de vida de hemofílicos e imunodeficientes. “Os medicamentos são quatro fatores de coagulação, absolutamente indispensáveis para a vida de portadores de hemofilia, e dois medicamentos de imunoglobina e albumina, importante para imunideficiências, queimaduras e até para portadores de HIV”, diz o presidente.
O estudo a ser apresentado nesta terça-feira vai contar com a presença da sociedade civil, movimentos culturais e étnicos que colaboraram com o estudo, além da comunidade, intelectuais, gestores municipais, estaduais e empresários que estão investindo na cidade. Estarão presentes também os economistas Francisco Oliveira e Tânia Bacelar. O encontro está previsto para começar às 8h e deve durar toda a manhã, no Teatro Polytheama, centro deGoiana.
tópicos:

0 comentários:

Postar um comentário