quarta-feira, 10 de julho de 2013

Ministro da Saúde ressalta importância da Hemobrás para o País


Segundo Padilha, o investimento em tecnologia e inovação na área produtiva é decisivo para a saúde
Durante a abertura do 29º Congresso do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), realizado na noite de ontem (7/7), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou a importância da Hemobrás entre as conquistas destes 25 anos de Sistema Único de Saúde (SUS). “Iremos produzir no País medicamentos que hoje são totalmente importados, e não podemos ficar reféns do mercado internacional, sujeitos até mesmo à falta do produto. Em breve teremos hemoderivados e recombinantes made in Goiana, made in Pernambuco, através da nossa Hemobrás”, afirmou o ministro, salientando que o investimento em tecnologia e inovação na área produtiva é decisivo para poder levar a saúde pública para todos.

Atualmente, as redes de saúde pública e privadas no País despendem, por ano, em torno de R$ 800 milhões em importações de hemoderivados. A fábrica da Hemobrás, que está em construção em Pernambuco, está orçada em R$ 670 milhões. Lá, serão produzidos os hemoderivados plasmáticos albumina, imunoglobulina, fatores de coagulação VIII e IX, complexo protrombínico e fator de Von Willebrand, além do fator VIII recombinante, obtido por meio de engenharia genética – ou seja, sem o uso do plasma humano. Estes medicamentos são essenciais ao tratamento de milhões de brasileiros (as) portadores (as) de doenças graves como hemofilias, cânceres, cirrose, Aids, imunodeficiências primárias, vítimas de grandes queimaduras ou em tratamento de terapia intensiva, atendidos (as) pelo SUS.

CONGRESSO - A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) está participando, pelo segundo ano consecutivo, do Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que teve sua abertura no último domingo (7/7) e segue até a próxima quarta-feira (10/7), em Brasília. O evento, que já se consolidou como um dos maiores e mais importantes da área da saúde pública no Brasil e no mundo, reunindo milhares de gestores municipais e estaduais, trabalhadores, pesquisadores, usuários dos serviços e demais atores que constroem a saúde pública brasileira, em 2013 comemora os 25 anos de existência do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Conasems. Por isso, traz como tema “Responsabilidade interfederativa no SUS: Desafios e agenda dos municípios”, abrindo espaço para abordar problemas e discutir soluções para a saúde pública no País.

Notícia da Hemobrás

0 comentários:

Postar um comentário