quarta-feira, 10 de julho de 2013

Agente de saúde pernambucana é homenageada no 29° Congresso do Conasems



Heloiza Machado, Antonio Nardi e Teresa Ramos reafirmam a importância do SUS para a população

Como uma forma de reconhecimento a pessoas e/ou instituições que contribuem ao longo de sua trajetória para a igualdade social no âmbito da saúde pública, o Congresso do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) concede anualmente o prêmio Dom Helder Câmara. E nesta 29° edição, que teve início no último domingo (7/7) e segue até amanhã (10/7), no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, uma pernambucana foi a grande homenageada. A agente de saúde Teresa Ramos recebeu a placa das mãos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do presidente do Conasems, Antonio Nardi, que também é membro do Conselho de Administração da Hemobrás.

A escolha por Teresa Ramos, uma das primeiras agentes comunitárias de saúde no Brasil, deveu-se ao fato de representar o empenho do Sistema Único de Saúde (SUS) para estar cada vez mais perto da população, por meio de iniciativas como os programas de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e de Saúde da Família (PSF). “Foi uma luta muito grande no início. Lembro que briguei muito, no bom sentido, com Maria de Fátima de Souza (primeira gerente do PACS e hoje coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Nacional de Brasília) e Heloiza Machado (como diretora de Atenção Básica do Ministério da Saúde na época, foi coordenadora da implantação do PSF e atualmente é chefe de Gabinete da Hemobrás), para que tudo desse certo. Hoje fico emocionada em fazer parte desta história, pois se o SUS não fizer isso, ninguém fará”, afirmou Teresa, com o prêmio em mãos.



Homenageada visita o estande da Hemobrás
De acordo com Heloíza Machado, o Congresso do Conasems destaca-se por reunir diversos atores que tem contribuído em suas respectivas áreas para a consolidação do SUS. “Este evento reafirma os compromissos dos secretários municipais de saúde na defesa dos princípios do SUS”. Pelo segundo ano consecutivo, a Hemobrás participa, com um estande junto ao Ministério da Saúde, do Congresso do Conasems, que já se consolidou como um dos maiores e mais importantes da área da saúde pública no Brasil e no mundo, reunindo milhares de gestores municipais e estaduais, trabalhadores, pesquisadores, usuários dos serviços e demais atores que constroem a saúde pública brasileira.



Notícia da Hemobrás

0 comentários:

Postar um comentário