quarta-feira, 31 de julho de 2013

Prefeitura de Nazaré da Mata oferece cursos gratuitos para população nazarena

A Prefeitura de Nazaré da Mata, em parceria com o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, através do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico ao Emprego, estará oferecendo cursos para Auxiliar Administrativo, Pintor, Carpinteiro, Pedreiro de alvenaria e Armador de ferragem. As pré-matrículas estão abertas e podem ser feitas na Coordenadoria da Mulher, no Centro Administrativo Municipal, que fica situada à Rua do Bom Jesus, S/N, Bairro do Centro. Até o dia 06 de Agosto de 2013, de terça a sexta-feira, no horário das 8h às 13h.

Os Cursos profissionalizantes que estão com inscrições abertas, serão disponibilizados em 10 turmas que serão formadas, contarão com recursos do PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico ao Emprego, sendo ministradas pelo SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. As aulas tem início, previsto, para o mês de Agosto.

As funções oferecidas atendem as demandas locais, e consideram as oportunidades de emprego ofertadas na região, e nos polos de desenvolvimento do Estado de Pernambuco. Os interessados em participar, devem inscrever-se, munidos de comprovante de residência, documento de identidade, CPF e NIS [número de inscrição do Cadastro Único]. Os candidatos devem possuir mais de 16 anos e estar inscrito ou em processo de inclusão no Cadastro Único do Governo Federal.

De acordo com o Prefeito Nado Coutinho, o trabalho intersetorial, entre a Administração Municipal e Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, e Governo Federal foi fundamental para ofertar as vagas disponibilizadas. “O PRONATEC é resultado de uma pactuação entre o Município e o Governo Federal, sendo que a Prefeitura estipula a demanda da Cidade, de acordo com os cadastros da Assistência Social, e desta forma, direciona a demanda de pessoas interessadas para os cursos disponibilizados pelo SENAI”, afirmou. “Nossa Reunião, com o Secretário Antônio Carlos Maranhão, acompanhado do Senador Armando Monteiro e do Deputado José Humberto, surtiu efeitos”, explicou o Prefeito.

“O Programa dará a oportunidade de qualificação, oferecendo possibilidades para que pessoas beneficiadas com auxílio do Governo possam conquistar a independência financeira. Com a realização destes Cursos, damos as condições/ferramentas para a população nazarena amplie seus índices de profissionalização. Mais uma vez, firmamos as parcerias certas, porque sozinhos nós não vamos a lugar nenhum. Precisamos implementar, sempre ações que coincidam com a vocação econômica do Município e qualificar cada vez mais pessoas”, concluiu o Prefeito Nado Coutinho.

QUALIFICAÇÃO - Somente nos primeiros 04 anos do primeiro mandato, a atual Administração formalizou a criação de diversos cursos de qualificação, ofertando vagas de cursos gratuitos para a população nazarena. Por meio de parceria com Senac e Senai, foram ofertadas diversas vagas, além dos cursos ministrados pela própria Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Ação Social e Trabalho, e foram direcionados para o aperfeiçoamento profissional ou ocupação financeira do cidadão.

PRONATEC - Criado em 2011, o Programa de inclusão produtiva do Governo Federal tem o objetivo de melhorar as perspectivas de inserção da população de baixa renda no mercado de trabalho, a partir da oferta de cursos de capacitação ministrados por instituições de ensino reconhecidas nacionalmente. Os participantes recebem de graça todo o material didático, além de uma bolsa de assistência estudantil que ajuda a custear os gastos com transporte e alimentação durante o processo de aprendizagem.

Postado por: Vivian Alves giromatanorte

0 comentários:

Postar um comentário