sábado, 30 de novembro de 2013

Religião : Entrega da restauração de igreja histórica de Povoação de São Lourenço Goiana: PE




Fotos: Ernani Neves

Obras na Igreja de São Lourenço de Tejucupapo começaram em 2009.Solenidade terá exibição de documentário e apresentações musicais.

A igreja de São Lourenço de Tejucupapo, localizada no povoado de mesmo nome, no município de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, será entregue à população na tarde deste sábado (30) após cerca de quatro anos de obras de restauração. A solenidade está prevista para começar a partir das 14h, com a apresentação de um documentário e um show da banda Curica.
Construída no século 16, na época da Capitania de Itamaracá, a igreja, considerada uma das mais antigas do estado, foi elevada à matriz em 1555. No mesmo ano, foi criada a Freguesia de São Lourenço. A igreja apresenta características da arquitetura jesuítica, na mesma linha da Igreja de Nossa Senhora da Graça de Olinda, referência da arquitetura portuguesa no Brasil.
O povoado de São Lourenço de Tejucupapo está inserido na Área de Proteção Ambiental Santa Cruz, criada por lei estadual, que envolve os municípios de Itamaracá, Itapissuma e Goiana. O objetivo é a preservação integrada dos patrimônios ambiental, natural e cultural da região.

As obras de restauração da igreja começaram em 2009 e foram divididas em duas etapas. O investimento total, com verbas do governo estadual, por meio da Fundarpe, foi de R$ 345 mil. O serviço recuperou o arco-cruzeiro, a pia batismal, cornijas, cunhais e cercaduras. A estucaria dos altares foi toda recuperada com adornos em argamassa tradicional.
As festividades da restauração da igreja incluem a exibição de um documentário fotográfio dos trabalhos realizados e um vídeo com entrevistas de personagens da comunidade. Ainda está prevista a realização de jogos educativos e uma apresentação do Coral das Crianças da Igreja. O grupo Curica é o responsável por encerrar a festa.


 FONTE G1-PE

0 comentários:

Postar um comentário