segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Fiéis prestam homenagem aos 115 anos de nascimento do Frei Damião

Missas acontecem até esta terça no Convento São Félix, no Pina


Desde o último sábado os fiéis prestam homenagens a Frei Damião, que se estivesse vivo completaria 115 anos. Para lembrar a data, o Covento São Félix de Cantalice, que fica no bairro do Pina, onde ele viveu seus últimos dias, preparou uma programação que segue até terça-feira (05). Nesta segunda o dia começou com missa, às 6h, a próxima celebração está marcada para as 17h. Na terça haverá missas nos mesmos horários. 

Frei Damião nasceu em Bozzano, município de Massarosa, Província de Lucca, na Itália, aos 05 de novembro de 1898. Foi o segundo dos cinco filhos do casal Félix e Maria Giannotti, camponeses italianos de sólida formação cristã e católica. O filho mais velho da família, Guilherme Giannotti, tornou-se padre diocesano e depois recebeu o título de Monsenhor, destacando-se como professor e diretor espiritual no Seminário Arquiepiscopal de Lucca-Itália. 

Dois anos após a sua ordenação, Frei Damião foi nomeado vice-mestre de noviços de sua Província religiosa (Lucca-Itália). Em 1926, foi nomeado diretor e professor dos frades estudantes, cargo que exerceu até 1931, ano de sua vinda para o Brasil. E no Brasil foi eleito Assistente (Conselheiro) da então Custódia Geral dos Capuchinhos de Pernambuco. Aqui, dedicou-se às Santas Missões durante 66 anos.

Desde o sepultamento, todos os domingos, muitos fiéis, romeiros e romeiras, advindos dos mais diversos recantos do Nordeste e de outras partes do País e do mundo, vão ao túmulo de Frei Damião, para rezar e suplicar a Deus uma graça por sua intercessão. A fama de santidade de Frei Damião espalha-se a cada dia. Frei Damião morreu no dia 31 de maio de 1997, no Hospital Português no Recife, e seu corpo está enterrado na capela de Nossa Senhora das Graças, de quem era devoto, no Convento São Félix.

Com informações da Folha PE

0 comentários:

Postar um comentário