segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Novembro Azul quer conscientizar homens

Cuidados com a próstata ainda são bastante relegados pelo gênero masculino


Na sequência do Outubro Rosa, campanha para sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, novembro agora é azul e busca conscientizar sobre o câncer de próstata. De acordo com a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, a previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 60 mil novos casos da doença em 2014.
“Os homens precisam estar em alerta para não fazerem parte dessa estatística. As sociedades médicas recomendam a realização do exame de toque retal a partir dos 45 anos ou a partir dos 40 quando houver histórico familiar”, diz.
Marlene ainda explica que o câncer de próstata é silencioso e geralmente só apresenta sintomas quando está em estágio avançado. “Quando detectado no início, as chances de cura são de 90%. Por isso, a importância da realização de exames de rastreamento, que incluem o exame de PSA e o de toque retal”, informa. “Assim como as mulheres fazem os seus exames ginecológicos, os homens precisam ir regularmente ao urologista para um check-up“, completa.
Para os que têm receio com o exame de toque retal, ela explica que ele é indispensável, ou seja, não pode ser substituído por exame de sangue, PSA ou ultrassom. “É o toque que verifica qualquer anormalidade na próstata, detecta o estágio da doença e ajuda a definir o tratamento. Já o PSA é a dosagem de uma proteína do sangue, o seu valor e velocidade são utilizados para diagnosticar a doença. O valor limite aceitável do PSA é abaixo de 4 ng/ml, mas podem existir tumores com PSA abaixo deste valor”, afirma.
Chamar a atenção da ala masculina para a realização de exames preventivos do câncer de próstata tem sido a missão do Movimento Novembro Azul, realizado no Brasil desde 2012, pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Neste ano, em mais uma das ações do instituto, vários monumentos estão sendo iluminados de azul.
Informações da Folha PE

0 comentários:

Postar um comentário