segunda-feira, 8 de julho de 2013

Na Paraíba, deputados estaduais vão contabilizar quase três meses de férias em 2013

Na Paraíba, deputados estaduais vão contabilizar quase três meses de férias em 2013
Graças a reparos e recessos, na PB, deputados estaduais vão contabilizar quase três meses de férias em 2013

Apesar de ser imprevisível, a rotina de reparos na sede da Assembleia Legislativa da Paraíba, em vez de causar transtorno acabou proporcionando aos 36 representantes do Estado a extensão do recesso parlamentar que, nesta terceira sessão legislativa, terá 85 dias de folga, ou seja, quase três meses sem trabalho.

De acordo com o regimento, o primeiro recesso, referente ao final do primeiro período legislativo está previsto para iniciar no dia 20 de junho, com retorno do dia 05 de julho, no entanto, graças aos reparos que estão sendo realizados na rede de informática da Casa, este ano, os 15 dias sem expediente na Casa não foram suficientes para concluir o serviço e, o presidente, Ricardo Marcelo (PEN), decidiu conceder mais 10 dias de férias para os parlamentares da Paraíba.

Os dias sem trabalhar, todavia, não serão descontados dos salários dos deputados, que percebem uma remuneração de quase R$ 30mil/mês cada.



Conforme a assessoria ‘a modificação de todo o sistema de informática necessita do desligamento, em longos períodos do dia, da energia elétrica da Casa, o que inviabiliza o trabalho de funcionários e deputados’, por isso foi necessário 25 dias para realizar a instalação do sistema de informática.

Além dos 25 dias desse primeiro semestre, ao final do segundo semestre os parlamentares da Paraíba voltam a ter um descanso considerável, que é iniciado no dia 20 de dezembro, com retorno previsto para o dia 1º de fevereiro de 2014, quando é iniciada a última sessão legislativa desta legislatura. Como o dia 1º cairá em um final de semana, a quarta sessão legislativa só terá início no dia 03 de fevereiro, o que contabiliza assim 69 dias de férias parlamentares em 2013.

Vale ressaltar que o início dessa terceira sessão legislativa começou, em sessão preparatória, no dia 1º de fevereiro de 2013, que elegeu a Mesa Diretora da Casa. Nesse mesmo dia foi anunciada uma pausa para as festividades carnavalescas, o que esticou, por mais 16 dias, as férias dos deputados estaduais, já que os trabalhos na Casa foram retomados apenas no dia 18 de fevereiro.

Assim, em 2013, a presidência da Casa proporcionará quase três meses sem trabalho para os deputados, contabilizando 85 dias ao todo de recesso parlamentar na Paraíba. A 'folga' é maior do que a do trabalhadr comum que tem direito a apenas 30 dias de férias anuais e ainda maior que a 'mamata' dos magistrados, que gozam de 60 dias de descanso por ano.

*Mamata: modo fácil de obter algo, ou as custas dos outros; moleza, coisa, fácil ou facílima

16 dias carnavalFEV 2013 
25 dias recesso juninoJUN/JUL 2013 
11 dias (início do recesso de final de ano)DEZ 2013 
31 dias (continuação recesso janeiro)JAN 2014 
2 dias (primeiro final de semana)FEV 2014 
85 dias TOTAL 
Obs: a sessão legislativa é sempre iniciada no dia primeiro de fevereiro de cada ano, se estendendo até o dia 31 de janeiro do ano posterior.

Márcia Dias

PB Agora

0 comentários:

Postar um comentário