quinta-feira, 11 de julho de 2013

Greve geral promete parar o Brasil!

(Foto: Arthur Mota/Arquivo Folha)


Por Tatiana Notaro
Da Folha de Pernambuco, com Agência Estado
Na próxima quinta-feira, a Força Sindical mobilizará centrais sindicais em todo o País para o Dia Nacional de Luta em Defesa da Democracia e dos Direitos Trabalhistas. Na pauta de reivindicações, estão o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas sem redução salarial e o fim do Projeto de Lei 4330, que amplia a terceirização, entre outros pontos.
Segundo a central, os planos incluem
fechamento de pelo menos sete rodovias e três portos – os de Santos (SP), Paranaguá (PR) e Suape. Em Pernambuco, os trabalhadores deverão se concentrar no Complexo Industrial Portuário de Suape, em frente à fábrica de PTA da PetroquímicaSuape, às 7h, e na praça do Derby (seguindo até o Pátio do Carmo), às 14h. Amanhã, os portos também estarão fechados em protesto contra a Medida Provisória 595, conhecida como MP dos Portos.
As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão interrompidas e 55 mil funcionários do Complexo de Suape não trabalharão durante todo o dia. A mobilização reunirá ainda outras categorias dos setores de serviços, bancos, indústria, metalurgia e médicos, além de servidores públicos, petroleiros e químicos. Eles reforçam as reivindicações, que incluem ainda reajuste digno para os aposentados, maior investimentos em saúde, educação e segurança, reforma agrária e o fim dos leilões do petróleo.
Segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão, Rodnei Oliveira da Silva, cerca de 80% das exportações brasileiras passam pelos portos de São Paulo e Paraná. “Tudo que o Brasil exporta de soja, por exemplo, sai de Santos e Paranaguá”, diz. No Rio Grande do Norte, os trabalhadores deverão se concentrar na avenida Beira-Mar. Segundo o presidente da Força Sindical, o deputado federal Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), conhecido como Paulinho da Força, estão confirmados atos em pelo menos sete rodovias em São Paulo: Raposo Tavares, Fernão Dias, Dutra, Anchieta, Mogi-Bertioga, Castelo Branco e Anhanguera.
CAMPANHA 2013
Também na quinta-feira, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral do Estado de Pernambuco (Sintepav-PE) convoca assembleia geral ordinária com a categoria, a partir das 6h, para debater e votar a pauta de reivindicações da campanha salarial 2013/2014, segundo publicado no Diário Oficial do Estado. A data-base da categoria é no dia 1º de agosto. O Sintepav representa os cerca de 50 mil operários que integram as obras da Refinaria Abreu e Lima e da PetroquímicaSuape. Ano passado, a paralisação nos dois empreendimentos ocorreram conflitos que resultaram em prisões, ônibus incendiados e depredação.

0 comentários:

Postar um comentário