segunda-feira, 1 de julho de 2013

Fiat coloca Ketter para liderar o projeto da fábrica de Pernambuco Executivo nasceu no Brasil e trabalhou na implantação da planta da Volkswagen em São José dos Pinhais

Stefan Ketter vai cuidar da implantação da fábrica da Fiat em Pernambuco
Atual chefe de manufatura do Grupo Fiat, Stefan Ketter foi indicado para assumir o comando direto do projeto Pernambuco, Estado onde a empresa constrói desde 2011 sua nova fábrica no Brasil. “Devido à importância estratégica deste projeto para o Grupo Fiat Chrysler, essa responsabilidade foi conferida ao executivo-chave responsável pelas atividades globais de manufatura da companhia”, disse Sergio Marchionne, presidente da Fiat S.p.A e do Chrysler Group LLC, em nota distribuída na quarta-feira, 26. 

Interessante notar que Marchionne fala em projeto do Grupo Fiat Chrysler, admitindo a identidade dupla da fábrica, que poderá produzir veículos das duas marcas, Fiat e Chrysler. 

Fazer uma fábrica de automóveis no Brasil não é tarefa desconhecida para Ketter. Ele conhece bem o País e fala português, pois nasceu em São Paulo, onde passou a infância e adolescência. Após cursar engenharia mecânica na Alemanha, começou sua carreira na BMW, em 1986, e dez anos depois entrou na Audi. Em 1997, Ketter foi nomeado diretor de qualidade do Grupo Volkswagen na América do Sul, com responsabilidade de colocar para funcionar a fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. 

Em 2004, Ketter foi trazido da Volkswagen nos Estados Unidos para a Fiat na Itália como diretor de qualidade por seu ex-chefe no Brasil, Herbert Demel, que então era o CEO da companhia italiana. Demel se foi no mesmo ano, mas Ketter ficou e conquistou a confiança de Marchionne, que em 2005 o transformou em chefe de manufatura. Agora Ketter vai coordenar pessoalmente os trabalhos da nova fábrica brasileira do grupo, mas mantém seu posto de CMO, com assento no board da companhia. 

A Fiat anunciou no fim de 2010 a construção de uma fábrica em Pernambuco, com investimento de R$ 3 bilhões. Em 2011 mudou a localização inicialmente escolhida, próxima do Porto de Suape, para a cidade de Goiana, ao norte do Estado, em uma área de 12 milhões de metros quadrados onde as obras só começaram efetivamente no segundo semestre de 2012. Nesse período o valor a investir foi subindo gradualmente. O aporte atualizado chega a R$ 4 bilhões na linha de automóveis, mais R$ 500 milhões em uma planta de motores e R$ 2,5 bilhões em outras instalações, incluindo alguns dos principais fornecedores que devem integrar o parque industrial. A capacidade inicial do empreendimento é de 200 mil a 250 mil automóveis por ano e a operação está prevista para começar até o fim de 2014.

Fonte: Automotive Business

0 comentários:

Postar um comentário