domingo, 29 de setembro de 2013

Polícia descobre fraude e recolhe 490 cartões do 'Todos com a Nota' em Pernambuco

Cartões eram produzidos com informações falsas
(Foto: Reprodução/ TV Globo)

A partir da prisão de uma mulher de 66 anos com 490 cartões do programa "Todos com a Nota", a polícia desarticulou um esquema fraudulento, que envolvia até funcionários de postos de troca da campanha. A investigação aponta que a idosa usava o neto de 13 anos para criar identidades falsas e, com esses documentos, carregar os cartões após a troca de notas fiscais. O flagrante foi realizado na quinta passada (26) e as informações foram repassadas à imprensa nesta sexta (27). O caso foi divulgado pela Delegacia de Polícia e Repressão à Intolerância Esportiva.

De acordo com o delegado Carlos Onofre, para solicitar um cartão no site do programa, a suspeita usava RG e CPF de uma pessoa aleatória. Ela inseria o endereço dela no cadastro e o cartão era entregue na casa onde mora, na comunidade do Coque, Ilha Joana Bezerra, área central do Recife. "O neto, que tem habilidade em informática, escaneava a identidade dela e fazia uma montagem com as informações do cartão e finalizava com uma foto da internet", explicou.

Pelas regras do "Todos com a Nota", o cidadão troca notas fiscais por pontos no cartão. Segundo Onofre, a idosa contratava atravessadores para ir aos postos com o cartão e o RG falso, além da senha disponibilizada pelo site. "Na primeira troca, o atravessador já 'comprava' o funcionário, que acabava virando aliado do esquema e facilitava as próximas recargas. Ela pegava notas fiscais no comércio ou comprava de outros criminosos", afirmou.

A cada R$ 100 em notas fiscais, o cidadão ganha um ponto no cartão, até acumular a quantidade necessária para comprar o ingresso de um evento cadastrado no programa. "A mulher ganhava dinheiro alugando o cartão a terceiros por R$ 10. Nós chegamos até ela após denúncia de um dos atravessadores", revelou o delegado.

Onofre disse ainda que apenas a idosa foi presa em flagrante por ter sido encontrada com cartões e o computador usado na falsificação de documento, mas pelo menos outras seis pessoas foram identificadas como participantes da quadrilha. "Não podemos dizer nomes nem postos onde trabalham para não atrapalhar as investigações", complementou.

A suspeita foi autuada por falsificação de documentos públicos, uso de documento falso e corrupção de menores. Ela foi levada para a Colônia Penal Feminina, no Recife. As outras seis pessoas ainda serão indiciadas pela fraude. Já o neto da investigada vai responder a um ato infracional, que ainda será feito pelo Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA).


Do G1 PE 

0 comentários:

Postar um comentário