quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Jogada política de Eduardo Campos pode tirar o governador do Ceará Cid Gomes do PSB

:
O governador do Ceará, Cid Gomes, tanto fez que acabou por levar o PSB a tomar uma posição radical contra ele. A legenda, agora, parece empenhada em emparedar o governador de maneira a fazê-lo sair do partido. Para isso, a sigla convidou a ex-prefeita de fortaleza e maior desafeto do governador, Luizianne Lins, para se filiar aos socialistas e concorrer ao pleito governamental de 2014. Luizianne, porém, já garantiu que só entra se os irmãos Gomes saírem, o que torna a pressão sobre Cid ainda maior. 
Cid, que junto com o irmão, o ex-ministro Ciro Gomes, sempre se mostrou contrário aos planos do PSB em lançar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, na corrida presidencial em 2014, preferindo que a legenda permaneça na base governista e apoie a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT). Além, disso, quando o PSB devolveu os cargos que ocupava no Governo federal, Cid foi a única voz a demonstrar contrariedade, muito embora tenha acatado a decisão. Cid agora tem até o próximo dia 5, quando termina o prazo para as filiações partidárias, para decidir se fica ou não no PSB.
O pano de fundo por trás da decisão do PSB em convidar Luizianne Lins para concorrer ao Governo do Estado pela legenda é simples. Sem o apoio do governador, o presidente nacional, Eduardo Campos, vem procurando outras maneiras de garantir um palanque forte no Ceará visando a corrida presidencial nas eleições do ano que vem. Após o posicionamento contrário de Cid, que foi voto vencido sobre a entrega dos cargos socialistas ao governo Dilma (PT), o nome do governador cearense não era mais carta garantida no baralho de Eduardo. Sem querer abrir mão de um dos estados mais ricos no nordeste – região que mais cresce no Brasil – Eduardo lançou mão de Luizianne Lins, que já foi prefeita de Fortaleza e que é um desafeto declarado dos irmãos Gomes.
O convite foi realizado pelo ex-marido de Luizianne, Sérgio Novaes, membro da Executiva Nacional do partido e desafeto dos irmãos Gomes. Novaes também já está se movimentando para retirar o nome de Cid do comando do PSB no Ceará. Na última sexta-feira (20), Luizianne confirmou que havia recebido o convite, e que “estava pensando no assunto”. Outro desafeto dos irmãos Gomes, o deputado estadual Heitor Férrer (PDT) também teria sido sondado, mas recusou. 
Cid já havia declarado que não pretendia sair do PSB, mas parece estar revendo essa posição. Segundo o governador, o convite do PSB para que Luizianne se filiasse a sigla foi um gesto de “hostilidade”. “Eu já tive a certeza de ficar, mas estou vendo gestos hostis”, declarou ao portal IG. O destino de Cid e de seus aliados, caso a separação com o PSB se concretize, ainda é incerto. Uma das possibilidades é a integração do governador e seus aliados junto ao PROS, partido que ainda segue no tramite para ser registrado na Justiça Eleitoral. Uma outra possibilidade seria o PSD, do ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que inclusive teria oferecido ao governador o comando da legenda no Ceará.
A cizânia entre Luizianne e os irmãos Gomes já é discussão velha no cenário político brasileiro. Em diversas ocasiões Luizianne criticou o governo de Cid, chamando-o de “fracassado” e “vexame para os cearenses”. “Acho que nosso governador poderia ser mais trabalhador e menos extravagante”, declarou Luizianne ainda neste mês. As críticas não ficaram atrás por parte de Cid. Sobre a gestão da petista em Fortaleza, Cid já chegou a declarar que, por quatro anos, a cidade vivera um “transe”, onde grupos de “malfeitores” e “corruptos” haviam administrado a capital.
Informações Pernambuco 247


Read more: http://www.timbaubaagora.com.br/#ixzz2fxlr2oOf

0 comentários:

Postar um comentário