sábado, 1 de junho de 2013

Recife realiza atividades para celebrar o Dia Mundial sem Fumar

Recife vem diminuindo ano a ano o número de fumantes


O Dia Mundial sem Fumar será celebrado na próxima sexta (31). Por isso, a Secretaria de Saúde do Recife, através da Coordenação de Controle de Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer (CTOFRC), está realizando uma série de atividades educativas e fiscalizadoras, de 27/05 a 02/06.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo como um epidemia global responsável por cerca de 6 milhões de mortes anuais, dos quais mais de 600 000 por exposição involuntária à fumaça do tabaco, denominada tabagismo passivo. Esta epidemia, de acordo com a OMS, pode matar mais de 8 milhões de pessoas por ano até 2030, caso nada seja feito. A OMS considera que mais de 80% dessas mortes evitáveis estarão entre pessoas que vivem em países de baixa e média renda.
 Em 1989, 34,8% da população brasileira era de fumantes. Atualmente, Recife conta com 12,3% da população composta por fumantes - abaixo da média nacional, que é de 14,8%. A Prefeitura do Recife vem ampliando a oferta de tratamento para o fumante que deseja parar de fumar. Hoje, contamos com grupos de tratamento distribuídos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e nas unidades de Atenção Básica. A população pode consultar os locais de tratamento pelo fone (81) 3355 9324 ou através do e-mail tabagismo@recife.pe.gov.br.
Atividades do Dia Mundial sem Fumar 
 Parque 13 de Maio -  07h as 11h (sexta-feira, 31/05)
Ação envolvendo a Academia da Cidade e os membros das equipes dos Centros de Apoio Psicossocial (redutores de danos e consultório de rua). Serão realizadas aferições de pressão arterial, peso e estatura, além de abordagem da população sobre os efeitos do uso do cigarro, com orientações sobre unidades de saúde que dispõem de tratamento para fumantes e distribuição de panfletos sobre o Dia Mundial sem Fumar.
   Ação nas ciclofaixas - Parque da Jaqueira e     Recife Antigo – 07h às 11h (domingo, 02/06)
 Atividades envolvendo a Academia da Cidade e os membros das equipes dos Centros de Apoio Psicossocial (redutores de danos e consultório de rua). Serão realizadas ações semelhantes às feitas no Parque 13 de Maio.
Sensibilização nos polos da Academia da Cidade (27 a 31/05)
 Abordagem sobre os efeitos do uso do fumo e orientação sobre unidades de saúde que dispõem de tratamento para fumantes, com distribuição de panfletos sobre o Dia Mundial sem Fumar.
Ação de fiscalização da Vigilância Sanitária (29, 30 e 31/05)
29/05 (quarta) – Distrito Sanitário VI
30/05 (quinta) – Distrito Sanitário III
31/05 (sexta) – Distrito Sanitário I
 Fiscalização da Vigilância Sanitária, voltada para a regulação de derivados de tabaco e fiscalização do tabagismo em recintos coletivos, bem como de restrição da propaganda e regulamentação das embalagens. Paralelamente, membros das equipes dos CAPS (redutores de danos e consultórios de rua) vão realizar a abordagem educativa e sensibilização da população, com distribuição de folhetos e orientação sobre possibilidades de tratamento.·       
Ações estratégicas nas Unidades de Saúde da Família (27 a 31/05)
 Atividades na sala de espera; palestras nas comunidades; abordagem/sensibilização sobre os efeitos do uso do cigarro; orientações sobre unidades de saúde que dispõem de tratamento para fumantes e distribuição de panfletos sobre o Dia Mundial sem Fumar, através da ação dos profissionais das equipes de Saúde da Família.
Ações nos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS (27 a 31/05)
  As equipes de profissionais dos CAPS vão sensibilizar os usuários e familiares atendidos nos centros sobre os efeitos do uso do fumo e orientar sobre unidades de saúde que dispõem de tratamento para fumantes, além de distribuir de panfletos sobre o Dia Mundial sem Fumar.




Imprensa Saúde Recife

0 comentários:

Postar um comentário