sexta-feira, 21 de junho de 2013

Manifestação termina sem registro de ocorrências graves na capital de João Pessoa



Várias patrulhas a pé acompanharam o percurso entre os manifestantes (Fotos: Ricardo Sérgio)
Após mais de cinco horas de manifestação pelas ruas de João Pessoa, a multidão se dispersou e a Secretária de Estado da Segurança registrou um saldo positivo das ações. Devido a um planejamento antecipado e bem executado, nenhuma ocorrência grave foi registrada durante o movimento e os pequenos atos violentos foram prontamente combatidos.

Mais de 800 homens da Polícia Militar montaram um cinturão em torno do evento, garantindo a segurança dos grupos de manifestantes que vinham de diversas ruas. Antecipadamente, foram feitas abordagens a fim de identificar possíveis suspeitos e impedir que eles pudessem cometer crimes durante os protestos.

No Mercado Central, no Centro de João Pessoa, quatro homens foram presos após tentar assaltar um ônibus coletivo. O flagrante foi feito por policiais militares da Ronda Tática com Apoio de Motos (Rotam). Para o comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, a mobilização foi uma verdadeira festa da democracia, na qual polícia e manifestantes se respeitaram e promoveram um ato pacífico.

“O povo da Paraíba mostrou sua grandeza e deu um exemplo para todo o país, mostrando que é possível reivindicar sem usar a violência. O público entendeu a mensagem de nós, policiais militares, e contribuiu para a manutenção da ordem pública”, frisou o coronel Euller, que percorreu todo o percurso junto com os manifestantes, cumprimentando a tropa e interagindo com a população.

Durante a caminhada; que teve início por volta das 16h em frente ao Lyceu paraibano, passou pela Lagoa, Praça dos Três Poderes, Epitácio Pessoa e chegou na orla já à noite, policiais militares mulheres distribuíram milhares de fitas brancas que simbolizavam a paz. A iniciativa foi elogiada pelos manifestantes, que entenderam a mensagem.

“Com um protesto feito com paz nós conseguimos reivindicar muito mais. Destruir o que é nosso não traz melhorias e é bom abraçar a polícia e saber que eles estão aqui para nos proteger”, disseram as estudantes Rayla Barbosa, 20 anos, e Juciara Santos, 17, após receber a ‘pulseirinha’ da paz.

A capitã Karla Marques, que participou da distribuição simbólica, revelou que a recepção dos manifestantes foi muito positiva. “No início, nós que fomo até eles, mas depois todos vieram até nós pedir as fitas para si e até para dar para os outros. Eu fiquei emocionada”, disse a capitã.

Além do policiamento a pé, a tropa montada da cavalaria e a radiopatrulha deram apoio a segurança no entorno do protesto. A tropa de Choque concentrou-se em um prédio público, mas não precisou ser acionada para intervir no protesto.

Corpo de Bombeiros - O Corpo de Bombeiros seguiu o Planejamento Operacional traçado para o evento e disponibilizaram seis motos de resgate (com materiais para atendimento pré-hospitalar), viaturas Auto Bomba Tanque, a fim de conter qualquer princípio de incêndio;de Auto Resgate, duas caminhonetas de Auto Busca e Salvamento (ABS), além de um bote e guarda-vidas na Lagoa do Parque Solón de Lucena e outro bote, com a equipe, no Busto de Tamandaré, no bairro de Tambaú.

“Foi uma manifestação muito tranquila, só registramos ocorrências de pequeno porte, como a de uma criança que ficou perdida e uma senhora que passou mal. Nos dois casos, os Bombeiros estavam em alerta e deram o auxílio necessário rapidamente”, garantiu o comandante do Resgate dos Bombeiros, major Arthur Vieira.

Ocorrências – Apenas casos isolados de tentativa de violência foram registrados, mas fortemente combatidos durante o protesto. Na Epitácio Pessoa, uma parte da vidraçaria de uma loja de veículos foi quebrada, supostamente por uma bola de gude. Na orla, um pequeno grupo tentou quebrar os coletores de lixo, mas a polícia também interviu rápido e impediu a depredação do patrimônio público. A estimativa é que mais de 22 mil pessoas tenham participado da mobilização, que foi ganhando mais adesão a cada quilômetro percorrido. 

Manifestantes e policiais mantiveram pacificidade do movimento
Presente em todo o entorno do evento, os PMSs garantiram segurança de todos
Policiais mulheres distribuíram fita da paz com manifestantes
População foi muito receptiva ao ato
Comandante, coronel Euller, percorreu o percurso e cumprimentou a tropa e a população
Manifestantes também transmitiram mensagens de paz

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMPB

0 comentários:

Postar um comentário