sábado, 1 de junho de 2013

Mais de mil pessoas morreram no Iraque em maio pela violência

A violência voltou a aumentar no país desde o início do ano, 

coincidindo com um descontentamento crescente entre os 

sunitas iraquianos, que em dezembro começaram seus 

protestos

Foto: Web / reprodução.
Mais de mil pessoas morreram no Iraque no mês de maio em uma onda de violência que provoca temores de um agravamento dos conflitos sectários, indicou neste sábado a ONU.
Um total de 1.045 pessoas morreram e 2.397 ficaram feridas em atos violentos em todo o país, disse.
Embora a violência no Iraque tenha diminuído desde o período mais crítico do conflito sectário, em 2006 e 2007, quando mais de mil pessoas costumavam morrer todos os meses, o número de vítimas agora cresce novamente.
A violência voltou a aumentar no país desde o início do ano, coincidindo com um descontentamento crescente entre os sunitas iraquianos, que em dezembro começaram seus protestos.
A minoria sunita, que dirigiu o país desde seu nascimento, após a Primeira Guerra Mundial, até a queda de Saddam Hussein, em 2003, por parte das forças americanas, acusa o governo iraquiano, formado por xiitas, de marginalizar sua comunidade.
O governo fez várias concessões para aplacar os protestos sunitas, como libertar prisioneiros e aumentar os salários dos combatentes sunitas contra a Al-Qaeda, mas não estudou outro problemas levantados por esta minoria.
Foto: Web / reprodução.



AFP

0 comentários:

Postar um comentário