terça-feira, 11 de junho de 2013

Polícia turca recupera controle da Praça Taksim

2ddc648ed48ef13ed2b44f35c197b651.jpg
O anúncio da destruição do parque provocou, em 31 de maio, o início da revolta contra o governo que agita toda a Turquia
Foto: AFP

A polícia turca recuperou na manhã desta terça-feira (11) o controle da Praça Taksim de Istambul, ocupada por manifestantes que há 12 dias exigem a renúncia do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, na véspera de uma reunião com representantes dos protestos.
Mas os confrontos prosseguiam na praça, onde a polícia usava bombas de gás lacrimogêneo e jatos d'água contra os manifestantes.
No início da manhã, oficiais das forças de segurança tomaram o controle da praça emblemática do centro da megalópole turca e dispersaram os ativistas que passaram a noite no local.
Em seguida, dezenas de jovens com máscaras de gás reapareceram atrás das barricadas criadas nas ruas próximas e atiraram pedras e coquetéis molotov contra os policiais.
"Nós lutaremos, queremos liberdade. Somos combatentes da liberdade", declarou à AFP Burak Arat, de 24 anos, que passou a noite no parque Gezi, um pequeno jardim público.
O anúncio da destruição do parque provocou, em 31 de maio, o início da revolta contra o governo que agita toda a Turquia.
O governador de Istambul, Hüseyin Avni Mutlu, justificou a intervenção da polícia.
"O espetáculo (dos manifestantes) contrariou a população (...) e manchou a imagem do país no mundo", disse Mutlu.
Fonte: AFP

0 comentários:

Postar um comentário