sábado, 8 de junho de 2013

PM garante a tranquilidade na abertura do São João de CG

08/06/2013

O próprio comandante geral, Coronel Euller Chaves, foi conferir a aplicação do plano operacional da segurança para o festejo (Foto: Michelly Pedrosa)
Um esquema de segurança que contou com 500 policiais militares garantiu a segurança, na noite desta sexta-feira (07), na abertura do Maior São João do Mundo, na cidade de Campina Grande. No primeiro dia de festa mais de 100 mil pessoas compareceram ao parque do povo, local onde até o dia 7 de julho será realizado o evento.

A estrutura montada para promover a segurança dos foliões contou ainda com 12 viaturas da PM fazendo rondas ao redor da área da festa, principalmente em locais mais escuros, onde os suspeitos passaram por abordagens para reprimir a circulação de drogas e armas. Dentro do parque do povo os policiais ficaram espalhados em patrulhas e nos 16 pontos de observação policial, que são estruturas mais elevadas que proporcionar aos PMs uma visão mais ampla de toda festa.

Todo esse movimento foi acompanhada por uma central de monitoramento com 68 câmeras que filmavam, em tempo real, tudo que acontecia nos 42 mil metros quadrados de festa. As ocorrências foram recepcionadas na delegacia móvel que foi instalada no parque do povo.

O próprio Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, esteve fiscalizando a aplicação do plano operacional de segurança no início dos festejos juninos no Estado, que começa na cidade de Campina Grande. Ele disse que a polícia militar está preparada para garantir a diversão com segurança dos visitantes.

“Temos em nosso Estado este importante evento no mês de junho, na cidade de Campina Grande, que proporciona 30 dias de festa para as pessoas e faz parte do calendário cultural do nordeste, do país e também do mundo. Estamos empenhados para promover a segurança das pessoas que vão ao parque do povo brincar, os turistas que estão na cidade visitando, sem prejudicar os bairros, onde o policiamento continuará normal, principalmente para garantir a ida com segurança dos cidadãos campinenses ao maior evento turístico da cidade”, destacou o Comandante da PM.

Apesar do grande número de pessoas que compareceram ao parque do povo, nenhuma ocorrência de destaque foi registrada. Apenas perdas de documentos, pequenos furtos e vias de fato, que logo foram contidas pela ação rápida dos policiais.

Lei Seca - Os policiais da 3ª Companhia de Trânsito realizaram, nas áreas próximas ao parque do povo, blitzen para fiscalizar se os motoristas estavam dirigindo sob o efeito do álcool, com a operação lei seca. Nas ações realiza da noite da sexta-feira (07) até a madrugada deste sábado (08), foram aplicados 163 testes do bafômetro, o que flagrou 15 motoristas dirigindo após terem consumido bebidas alcoolicas. Eles foram autuados na lei seca. Os policiais ainda aplicaram 72 multas por irregularidades na documentação do veículo ou do condutor, apreenderam 16 veículos e 12 carteiras de habilitação. O comandante da 3ª CPTran, Capitão Edmilson Castro, adiantou que as ações serão realizadas durante todo período junino. “Nosso objetivo principal é diminuir os acidentes de trânsito e preservar vidas, a partir dessas fiscalizações”, destacou.

Foram 500 policiais militares empregado na primeira noite do evento
O Comandante Geral pediu empenho aos policiais para promover segurança durante os 30 dias de festa
Os policiais receberam instruções de como proceder na segurança do evento
A área da festa foi toda monitorada por 68 câmeras
Mais de 100 mil pessoas participaram da abertura do São João
Os oficiais conferiram de perto os detalhes finais para o policiamento dos festejos

Fonte: Assessoria de Imprensa da PMPB

0 comentários:

Postar um comentário