quarta-feira, 19 de junho de 2013

Grupo ateia fogo em carro da prefeitura de Fortaleza

 Grupo ateia fogo em carro da prefeitura de Fortaleza
Um grupo de manifestantes ateou fogos ateou fogo em um carro da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC) a poucos minutos do jogo entre Brasil e México, que será realizado às 16h (de Brasília) desta quarta-feira, na Arena Castelão, em Fortaleza.

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

O grupo de manifestantes, que bloqueou as principais vias de acesso ao estádio, entrou em confronto com a polícia na região do Castelão e protestou contra o uso de dinheiro público na construção de estádios para a Copa do Mundo. Por volta de meio-dia, eles chegaram até a esquina entre a avenida Alberto Craveiro com a rua Pedro Dantas, onde foram impedidos de prosseguir pela polícia.

Durante 20 minutos, houve um clima de tensão nessa barreira, até que manifestantes começaram a forçar a passagem. Diante da ofensiva, homens da Polícia Militar, que formavam uma segunda barreira, contra-atacaram com bombas de gás lacrimogêneo, efeito moral e balas de borracha.

O confronto foi violento em ambos os lados, com os manifestantes usando entulho de uma obra nas proximidades para atacar os policiais - o local estava reservado com tapumes, que foram arrancados. Policiais, por sua vez, distribuíram bombas e spray de pimenta, dispersando a maior parte da manifestação. Os mais radicais, no entanto, permaneceram em confronto.

​Durante o confronto, jornalistas e um grupo de manifestantes se refugiaram em um terreno ao lado do estádio. Bombas de gás lacrimogêneo foram arremessadas e até um menino, de cerca de 5 anos, inalou o gás. A criança passou mal e foi socorrida pelos próprios manifestantes, que o tiraram de lá. Após a defensiva da polícia, o grupo recuou. Um carro foi incendiado nas imediações.

Mais cedo, o coronel Cláudio Mendonça, responsável pelo policiamento do local, disse que a orientação passada aos policiais é para apenas observar a manifestação. “Não vamos usar o uso de força. Vamos mostrar que Ceará está preparado para protestos pacíficos. Contamos coma colaboração deles e vamos fazer a nossa parte”, falou.


A preocupação do comandante tinha como pano de fundo os recentes confrontos ocorridos em outras manifestações prévias a três dos quatro jogos do torneio. Em Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte os protestos terminaram em confronto com a Polícia Militar.

Após o confronto, o clima continuou tenso na região do Castelão e parte dos manifestantes partiram para a BR-116, que fica bem próxima do local da partida entre Brasil x México.




Terra

0 comentários:

Postar um comentário