quinta-feira, 13 de junho de 2013

Detentos fogem após descoberta de fábrica dentro de cadeia

Detentos fogem após descoberta de fábrica dentro de cadeia
Nove presos fogem após descoberta de fábrica de redes dentro de cadeia em São Bento e diretor é exonerado

Fuga em massa na cadeia de São Bento. Pelo menos nove presos fugiram no início da tarde desta quarta-feira (12), da cadeia pública da cidade paraibana de São Bento (localizada no Sertão paraibano a 375 km da Capital). De acordo com informações da Polícia Militar de São Bento, o grupo pulou o muro da unidade prisional utilizando uma corda improvisada com roupas e lençóis, chamada 'teresa'.

Ainda segundo informações da Polícia Militar de São Bento, os presidiários aproveitaram que duas celas estavam abertas para empreender fuga.

Uma varredura está sendo feita pela PM na zona rural da cidade. A Secretaria de Administração da Paraíba (Seap) investiga o envolvimento da direção na cadeia na fuga.

O secretário Walber Virgolino fez uma revelação surpreendente. Na última vistoria realizada na unidade, no dia 10 de abril deste ano, a equipe descobriu uma pequena fábrica clandestina de rede dentro da cadeia. Foram apreendidas máquinas e material utilizado para confecção das redes.

“A Seap detectou diversas irregularidades da cadeia. Encontramos diversas máquinas em celas, o que é proibido. A Secretaria investiga quem era beneficiado pelo dinheiro arrecado com a venda das redes de dormir produzidas pelos presidiário”, frisou Virgolino, informando que mais de R$ 1 mil em espécie foram apreendidos em poder dos detentos.

Durante a inspeção, conforme o secretário, foram constatadas algumas regalias aos presos como banho de sol de manhã e tarde, diariamente, e as celas sempre abertas. O secretário disse que investiga agora se há relação entre a fuga dos presos e o fim dessas regalias. " Uma sindicância foi aberta para apurar todas essas irregularidades". A cadeia local atingiu sua capacidade máxima da população prisional.

São Bento é considerada uma cidade pólo industrial têxtil, conhecida pela fabricação de redes e mantas. Atualmente, exporta redes de dormir para todos os estados do Brasil bem como para a maioria dos países da América do Sul, África, Europa e Ásia. A cidade é chamada de Capital Mundial das Redes por produzir por ano cerca de 12 milhões de redes.

Após fuga, diretor de cadeia na Paraíba é exonerado

A Secretaria de Administração Penitenciaria da Paraíba (Seap) determinou abertura de sindicância para apurar a fuga de nove presos da cadeia pública de São Bento, no Sertão paraibano.

Por meio de nota oficial o secretário da Administração Penitenciaria do Estado, Wallber Virgolino, informou que além da abertura de sindicância para verificar se houve algum tipo de facilitação da fuga, a Seap também determinou a exoneração da direção da cadeia, que ficará sob a responsabilidade de agentes do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) até a nomeação de um novo diretor para a unidade. Ainda segundo a nota um inquérito policial também já foi instaurado. Até as 16h40 da tarde de quarta-feira (12) nenhum dos fugitivos havia sido recapturado.

De acordo com investigações preliminares levantadas pela Gerência de Inteligência da Seap, os nove apenados fugiram da cadeia pública de São Bento durante o dia, pela parte dos fundos. Eles teriam quebrado duas barras de cimento que ficam no teto e usaram redes para improvisar uma espécie de corda, para escalar até o lado de fora cadeia. A hipótese de facilitação da fuga é a principal linha de investigação, segundo Wallber Virgolino.

O secretário informou ainda que uma operação 'pente fino' realizada em abril deste ano na unidade, descobriu uma fábrica de redes que funcionava irregularmente dentro de algumas celas da cadeia de São Bento. Além das máquinas para a fabricação de redes foram recolhidos celulares, ferramentas, dinheiro e drogas durante a ação.

Segundo a Seap, equipes do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) estão trabalhando em conjunto com Policiais Civis e Militares da região de São Bento e Catolé do Rocha desde o momento da fuga, mas os apenados são considerados foragidos.

redação com portalcorreio

0 comentários:

Postar um comentário