quinta-feira, 13 de junho de 2013

COPM – Entrega de Título de Pesquisador projeta imagem da PMMG no mundo

Personalidades, autoridades e segmentos envolvidos com pesquisas relacionadas a questões de segurança pública receberam na noite de terça-feira, 11, o Título Honorífico de Pesquisador Benemérito da Polícia Militar de Minas Gerais e o Prêmio Internacional Excelência em Defesa Social 20123. A solenidade, realizada no Clube dos Oficiais da Corporação, Bairro Prado – Belo Horizonte -, ressalta a grandeza, o civismo e a soberania nacionais, além da relação harmônica do Brasil com outros países, representados por seus consulados. 

“O Título Honorífico foi instituído há 20 anos – Resolução 2998, 1993 -, e demonstra o vanguardismo da Polícia Militar, contrapondo uma crítica recorrente que alguns acadêmicos insistem a dirigir à nossa corporação”, destacou o comandante-geral da Instituição, Coronel Márcio Martins Sant´Ana.

Em seguida, acrescentou: “A PM percebeu a necessidade de investir na produção do conhecimento, quando o Cel Renato Vieira de Souza (ex-comandante-geral) determinou que vários predicativos fossem incluídos na seara de conhecimentos da Corporação, entre eles a de pesquisador. “Assim, nos projetamos internacionalmente.”

O Cel Sant´Ana, acompanhado do presidente da Academia de Letras João Guimarães Rosa, da PMMG, entregou o Título ao comandante da Academia de Polícia Militar – APM, Coronel Sérgio Augusto Veloso Brasil; assessor do Gabinete do comandante-geral, Cel Joaquim Adélson Cabral de Souza; diretor de Meio Ambiente e Trânsito, Cel Armando Leonardo Linhares da Silva; ex-comandante-geral da PM, Cel Renato Vieira de Souza; professora Carla Maria Junho Anastasia e professor Flávio Saliba Cunha.

QUEREMOS SOMAR
O chefe do Estado-Maior da PM, Cel Divino Pereira de Brito, disse que “nós não queremos apenas somar, queremos mostrar que em nosso meio há pessoas com profundo conhecimento sobre causa e efeito da segurança pública”.

E acrescentou: “Somos uma força de intelectualidade que está sempre chamando outros segmentos para discutir, em alto nível, questões inerentes à segurança pública e à defesa social. Queremos trazer para o nosso meio representantes de todos os segmentos sociais, incluindo dos meios acadêmico e de pesquisas, para continuar trabalhando e transformar Minas Gerais no melhor lugar para se viver do País”.  

É UM EXEMPLO
Um dos homenageados, o professor Flávio Sapori, não mediu palavras para elogiar a iniciativa da PM em estabelecer o Título de Pesquisador. “Isso faz da Polícia Militar de Minas Gerais uma referência para todo o País. Ela foi a primeira organização policial, juntamente com instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, PUC e Fundação João Pinheiro a desenvolver pesquisas e estudos para melhor se compreender as questões inerentes à segurança pública. É um exemplo a ser seguido”, ressaltou.

Também agraciado, o delegado Ronaldo Cardoso enfatizou que as “polícias sempre primaram pela boa formação e boas práticas do agente público”. Para ele, “hoje, há um espaço para o terceiro setor interagir com o Estado, sugerindo algumas demandas que não eram percebidas antes. Exemplo é o Centro de Estudos da Gestão da Defesa Social – Cegeds, que é do terceiro setor, e vem apresentando uma alteração multidisciplinar que faz grande diferença  para a formação do agente público, a custo altamente econômico e com excelentes resultados”.

A cônsul Merry Milller classificou o Título de Pesquisador como um “exuberante” incentivo não só para o Brasil mas, também, que os países troquem experiências, principalmente sobre o que diz respeito ao tráfico de drogas, que provoca um impacto nas famílias e destrói pessoas de todas as idades. “É necessário que todos os países preocupados com o crescimento da criminalidade e, em especial, como crime organizado, trabalhe com métodos científicos”.

ESPECIAIS
Durante a solenidade, houve a entrega da Medalha Alferes Tiradentes – maior comenda da PMMG – ao presidente da Academia de Letras João Guimarães Rosa, Tenente-Coronel João Bosco de Castro. Como parte das comemorações dos 238 anos da Corporação, no último dia 6, várias autoridades, empresas, órgãos públicos e instituições foram agraciados com a mesma medalha.

O Cel Sant`Ana, o Cel Renato Vieira, o vice-presidente do Clube dos Oficiais da Polícia Militar – COPM, Cel QOR José Guilherme do Couto, e o presidente do Cegeds, Heliane de Guadalupe Aves, do Consulado da Espanha, foram agraciados com uma homenagem especial – bola oficial da Copa das Confederações - da IBS Busines School, entregue pelo diretor-geral da entidade, professor Mário Lopes e seus associados – professores Moisés Tavares e Kléber Câmara.

CONVÊNIO
No evento, foi firmado convênio, não oneroso, de intercâmbio de conhecimentos, entre a PMMG, a Fundação Getúlio Vargas, a University Ohio e a University Virginia State School of Business, com apoio institucional do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Defesa Social, Polícia Civil e Academia de Letras João Guimarães Rosa.

De acordo com o Cel Sant´Ana, o convênio firmado com a IBS Business School abre as portas da PMMG para o diálogo mais próximo e qualificado com universidades e organizações policiais dos Estados Unidos, bem como de vários países que se reúnem anualmente naquele país, para discutir segurança pública. “Foram criadas as condições básicas para a retomada de um espaço de diálogo internacional, interrompido na década de 80”, destacou.

MÉRITOS
Os méritos dos contemplados com o título de Pesquisador Benemérito Notável, criado pela Resolução 2998 de 1993, são os que se seguem: Cel Renato Vieira de Souza - desenvolvimento e aplicação de novos processos de gestão da PMMG e pelo vulto das ações que tiveram elevado impacto remuneratório, de pessoal, habitacional e logístico; Cel Brasil - contribuição ao aprimoramento do Direito, enquanto Ciência, em Minas Gerais.
Cel Adélson - contribuição intelectual como idealizador do conceito de paideia socia, que tem tido crescente aceitação dentro e fora da Corporação e que introduz um olhar mais amplo sobre como prover prevenção criminal no País.
Cel Leonardo – idealizador, com a professora Simone Dufloth,  da FJP, do aprimoramento do Índice de Desenvolvimento Humano, de modo que ele permita mensurar também as questões afetas à defesa social.
Professora Carla Anastasia - premiada pelo vulto de dezenas de estudos e variados livros que ajudam a compreender o contexto da segurança pública em Minas Gerais, no século em que a PMMG foi criada, e professor Flávio Saliba - idealizador da formação acadêmica conjunta de policiais em Minas Gerais.

EXCELÊNCIA
Receberam o Prêmio Internacional Excelência em Defesa Social 20123, co-promovido pela PMMG e pelo Centro de Estudos da Defesa Social, o representante da Agência de Cooperação Internacional do Japão no Brasil - Jica, Satoshi Musosawa; o representante da Penn State University, Michael L. Hecht, e o commander Bobby Jose Robinson, do Calcasieu Parish Sheriff´s Office, representados pela cônsul para Minas Gerais dos Estados Unidos, Merry Miller.

O presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil de Minas Gerais, Ronaldo Cardoso Alves; a professora Aydeé Glória Cruz Caruso, da Universidade de Brasília e da Rede Latino-Americana de Policiais e Sociedade Civil, e o professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Flávio Sapori - desenvolveu um estudo que valida afirmação da PMMG de que a queda dos índices de criminalidade não se resolve, determinante e principalmente, com políticas sociais, mas com outro tipo de investimentos (em valores éticos e morais).

E ainda: os idealizadores norte-americanos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência - Proerd, implantado pela polícia Militar em praticamente todo o Estado e já atendeu mais de 2,5 milhões de crianças, adolescentes e país, e a criadora da Rede Latino-Americana de Policiais e Sociedade Civil.

(Alexandre França)
 
noticia da policiamilitar.mg


COPM – Entrega de Título de Pesquisador projeta imagem da PMMG no mundo
Foto: Jonílson Ferreira
COPM – Entrega de Título de Pesquisador projeta imagem da PMMG no mundo
Foto: Jonílson Ferreira
COPM – Entrega de Título de Pesquisador projeta imagem da PMMG no mundo
Foto: Jonílson Ferreira
COPM – Entrega de Título de Pesquisador projeta imagem da PMMG no mundo
Foto: Jonílson Ferreira
COPM – Entrega de Título de Pesquisador projeta imagem da PMMG no mundo












0 comentários:

Postar um comentário