segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Morre a presidente do maracatu Estrela Brilhante


Morreu, vítima de acidente vascular cerebral (AVC), a presidente do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Olga de Santana Batista, 74 anos. Fundado em 1824, o Estrela Brilhante é o maracatu de baque virado mais antigo do Brasil.

O corpo foi velado na sede do Estrela Brilhante, no centro histórico de Igarassu (município ao Norte do Grande Recife) e o enterro foi as 16h deste domingo (4), no cemitério da cidade. 

Olga Batista assumiu a direção do grupo em 2003, com a morte da mãe dela, a antiga matriarca do folguedo, Maria Sérgia de Santana, conhecida como Dona Mariú. Presidente do maracatu por dez anos, Olga Batista sofreu quatro derrames, de acordo com Rafaela de Santana Batista, uma de suas netas. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Terezinha, na Avenida Caxangá, Zona Oeste do Recife, onde faleceu, às 23h45 de sábado (3). Merendeira aposentada de escola pública de Igarassu, Olga Batista era viúva e deixa quatro filhos. 

À frente do maracatu, comandava mais de 150 batuqueiros e dançarinos. Em 26 de julho último, o grupo se apresentou na 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Zona Oeste do Recife. 

O Estrela Brilhante de Igarassu representou o Brasil, em 2008, no XII Festival do Folclore Internacional Alto Minho, em Viana do Castelo, Portugal. Nesse mesmo ano é reconhecido como Ponto de Cultura, chamado Estrela Para Todos. Em 2009, o grupo recebeu, do governo do Estado, o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

Postado por: Josildo Santo

0 comentários:

Postar um comentário