quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Funcionários dos Correios no AM aprovam greve para esta quinta (30)

Sindicato do Amazonas aderiu ao movimento grevista nacional.
Distribuição de correspondências não deve ser comprometida, diz Correios.


Pelo menos 150 funcionários dos Correios do Amazonas devem aderir à greve nacional a partir desta quinta-feira (30). A decisão foi tomada durante assembleia realizada na noite desta quarta-feira (29), na Praça do Congresso, no Centro de Manaus. De acordo com a assessoria de comunicação dos Correios, a distribuição de correspondências não deve ser comprometida. Outra assembleia será realizada pela categoria nesta quinta.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Amazonas, Carlos Clei, os funcionários reivindicam a manutenção do plano de saúde oferecido, e querem que o trabalho dos carteiros nas ruas seja limitado ao turno da manhã. "Incluímos também como eixo de campanha a luta para ver se conseguimos limitar a entrega só pela manhã, para que a gente consiga tirar da rua os trabalhadores que ficam expostos aos raios solares e altas temperaturas durante a tarde", disse.

Os funcionários querem a continuidade do plano Correios Saúde, conforme determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que foi emitida depois da última paralisação realizada pela categoria, em outubro de 2013. Segundo os grevistas, os Correios pretendem passar a adotar o plano Postal Saúde, que e é submetido às normas da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS). "Com a mudança vamos passar a pagar mais. Nosso piso é um dos piores pisos das estatais. O piso é de R$ 1.080. O atual plano é gerido pelo Correio, que quer jogar para uma empresa privada gerir e nos transformar em associados. Nosso plano de saúde vai passar a ter que pagar taxas e mensalidades. Não temos condições financeiras para isso", afirma o presidente do sindicato.
De acordo com a assessoria de comunicação dos Correios no Amazonas, para que a distribuição de correspondências não seja comprometida, a empresa vai trabalhar para garantir o serviço usando um plano de contingência. Mais informações devem ser passadas nesta quinta-feira, segundo a assessoria. 
Os grevistas prometem se reunir na praça do Congresso, a partir das 7h30. Eles devem realizar nova assembleia nesta quinta-feira. Pelo menos outros 15 sindicatos aderiram ao movimento grevista em outros estados do Brasil, segundo informações do sindicato local.
FONTE : Leandro TapajósDo G1 AM

0 comentários:

Postar um comentário