quinta-feira, 8 de maio de 2014

Procurador-geral do STJD vem ao Recife propor série de medidas para diminuir violência nos estádios

Paulo Schmitt quer diminuir benefícios para as organizadas. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Paulo Schmitt quer diminuir benefícios para as organizadas. Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
O cerco para as organizadas está cada vez mais fechado. Em encontro com os clubes pernambucanos que jogam as Série A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, na Federação Pernambucana de Futebol, o procurador-geral do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, Paulo Schmitt, sugeriu uma série de medidas a serem adotadas pelas agremiações do Estado para auxiliar no combate à violência no futebol. Com o nome de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), o conjunto de regras tem entre outras sugestões o fim de qualquer tipo de benefício dos clubes paras as organizadas.
A ideia é que o TAC não fique restrito somente para Pernambuco. Schmitt quer levar as regras à Confederação Brasileira de Futebol e para o STJD para que as propostas possam valer a todos os clubes do País. “Vamos levar para conhecimento do STJD e da CBF. O objetivo é ampliar a paz no futebol”.
Outra sugestão é que os ingressos para torcida visitante só possa valer para os torcedores que realmente vêm de fora, ou seja, os bilhetes não podem ir para torcidas rivais que são coligadas com as organizadas de outras equipes. Esse tipo de caso foi o que ocorreu no Arruda, na última sexta-feira, quando o torcedor Paulo Ricardo Gomes da Silva, que era do Sport, foi para a torcida do Paraná. Paulo acabou morto ao ser atingido por uma privada atirada de dentro para fora do estádio.
Os clubes que não cumprirem tais medidas podem ser punidos com um a dez jogos de perda de mando de campo. A punição viria através de medida administrativa da CBF, sem a necessidade de um julgamento prévio. Claro que para que uma equipe sofra sanção, há de se provar a culpa da agremiação envolvida. Seria algo parecido com que o Santa Cruz já está passando. “Infelizmente o Santa Cruz está passando por isso, mas nossa finalidade é garantir que o torcedor possa continuar frequentando os estádios”, afirmou Schmitt.
MARCAS DOS CLUBES PROTEGIDAS - Presentes no encontro, os presidentes de Náutico (Glauber Vasconcelos) Santa Cruz (Antônio Luiz Neto) e Sport (João Humberto Martorelli) ainda disseram que já estão tomando medidas para evitar que as organizadas usem as marcas dos seus respectivos clubes.
fonte :blog do torcedor

0 comentários:

Postar um comentário