quinta-feira, 11 de julho de 2013

Mobilidade na pauta dos socialistas

O governador Eduardo Campos (PSB) e o seu apadrinhado político, o prefeito Geraldo Julio (PSB), estarão em Brasília, amanhã, para tratar de investimentos na área de mobilidade urbana. O convite partiu dos ministérios de Planejamento e Cidades e é um desdobramento do anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff (PT) de investir R$ 50 bilhões na área. O anúncio foi feita pela administradora petista em meio aos protestos que invadiram o País e pediam, entre outras demandas, a melhoria da qualidade de vida da população. Procurando destravar o investimento para alguns projetos de mobilidade do Estado e Recife, os gestores irão levar uma cartilha de proposições para apresentar ao Governo Federal.
A intenção é priorizar os projetos que já foram anunciados, mas ainda não saíram do papel. O plano de navegabilidade do rio Capibaribe deve ser um dos temas reforçados nessa reunião. A intenção é discutir formas de acessibilidade do Centro do Recife à Zona Sul da cidade. Mais investimentos para os corredores exclusivos que estão sendo feitos pelo Governo do Estado também entrarão na pauta do encontro. A gestão estadual já iniciou as obras do corredor Norte-Sul e Leste-Oeste, mas deverá buscar mais recursos para a conclusão dos trechos.
Eduardo também deve buscar verbas para o início das obras do Arco Metropolitano, que é a construção de uma via alternativa de 77 quilômetros que deverá começar no entroncamento da BR-101 Sul próximo ao Hospital Dom Hélder Câmara e finalizando na BR-101 Norte, perto da Fábrica de Cerveja Nobel. A reunião terá início às 9h e a previsão é que o encontro tenha a duração de pelo menos duas horas. Desde ontem, os ministros Aguinaldo Ribeiro (Cidades) e Miriam Belchior (Planejamento) estão se reunindo com governadores e prefeitos de Capitais para debater obras em andamento e propostas para mobilidade urbana que irão integrar a carteira anunciada pela gestão federal. As reuniões se estendem até amanhã e os gestores pernambucanos serão os últimos a serem recebidos.
Ontem, os ministros receberam o governador e prefeito de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e Fernando Haddad (PT), e do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB) e Eduardo Paes (PMDB). Eduardo Campos e Geraldo Julio já seguem hoje para a Capital Federal. Segundo um interlocutor do Palácio do Campo das Princesas, é provável que o socialista tenha outras reuniões em Brasília. Assuntos políticos não estão descartados, já que é comum o encontro de Eduardo com outras lideranças partidárias.
Ontem, inclusive, Eduardo recebeu o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Na pauta oficial, a discussão de temas econômicos, a exemplo da reforma do ICMS. A avaliação do cenário polítco atual também fez parte do encontro.


Por Carol Brito e Jumariana Oliveira
Da Folha de Pernambuco

0 comentários:

Postar um comentário