sábado, 1 de março de 2014

Lei Seca flagra 33 e prende um no desfile do Bloco Cafuçu

Lei Seca flagra 33 e prende um no desfile do Bloco Cafuçu
 Trinta e três motoristas foram flagrados dirigindo embriagados e um foi preso, na noite desta sexta -feira (28), durante e após o desfile do Bloco Cafuçu, quando duas equipes da Operação Lei Seca montaram barreiras de fiscalização na avenida Getúlio Vargas, no centro de João Pessoa.

O motorista de um veículo Pálio tentou fugir da barreira policial passando por cima dos cones e, por pouco, não atropelou os agentes de trânsito. Ele fugiu, foi perseguido e só parou depois de colidir com um veículo Fiesta, na Avenida Pedro II. O motorista infrator sofreu ferimentos leves, foi socorrido pelo Samu e preso em flagrante, após receber atendimento no Hospital de Emergência e Trauma.

Durante e após o desfile do Bloco Cafuçu foram aplicados 370 testes do bafômetro.

A ação realizada durante o desfile do bloco Cafuçu faz parte de um plano operacional elaborado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran) para a Folia de Rua e o Carnaval.

O plano começou a ser executado na abertura da Folia de Rua, no dia 20 de fevereiro, e de lá para cá já foram aplicados 2.482 testes do bafômetro. Neste período, foram registrados 179 flagrantes e 13 prisões por embriaguez ao volante.

No carnaval, as equipes da Operação Lei Seca estarão atuando nos locais com maior concentração de foliões e realizando fiscalizações também em parceira com a Polícia Rodoviária Federal. No interior do estado, as ações pelo cumprimento da lei seca contam com o apoio dos Batalhões da Polícia Militar e dos órgãos municipais de trânsito.

Capacitação - Na tarde da quinta-feira (27), os agentes lotados na Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran participaram de um curso de capacitação. O treinamento de todo o pessoal lotado na Operação Lei Seca foi para orientações sobre as abordagens realizadas no período do carnaval.

Segundo o diretor de Engenharia de Trânsito do Detran, Fábio Câmara, a intenção foi alertar para a forma de lidar com condutores que estão dentro do clima da folia e com maior risco de embriaguez. Ele lembra que esta será a primeira atuação da maioria dos agentes de trânsito durante o Carnaval, considerando que 60 foram nomeados no mês de julho do ano passado, após aprovação no primeiro concurso público da história do Detran.

Balanço – De primeiro de janeiro a 26 de fevereiro, a Operação Lei Seca já flagrou 675 condutores embriagados e 50 foram presos. Só no mês de fevereiro já foram registrados 387 flagrantes, com 28 prisões.

Desde que foi criada, em 21 de setembro de 2012, a Lei Seca flagrou 3.815 motoristas embriagados e 444 chegaram a ser presos. Neste período foram abordados 56.066 veículos e aplicados 53.532 testes do bafômetro.


Secom/PB
Noticia pbagora.com.br

0 comentários:

Postar um comentário